Cultura Hip Hop

FESTIVAL HIP HOP DIMANAUS

Concurso de Rap Individual de Manaus


Com o proposito de oportunizar, promover e difundir trabalhos de criação autoral da música Rap por meio da realização do “I Concurso de Rap Individual de Manaus” com temática livres, premiando os três primeiros colocados, conforme Regulamento que estará disponível a partir de amanhã dia 30.06.2016




Projeto contemplado com o Edital nº 02/2015 - Concurso - Prêmio Manaus de Cultura Hip Hop
Modalidade Criação / Preservação
Projeto contemplado: Hip-Hop Di Manaus
Proponente: Marcos da Silva (Marcos Tubarão)

Mais informações:
(92) 99182-1453



Contexto Hip Hop – culturas emergentes, intercâmbios periféricos, iniciativas, eventos e afins. 

Festival Hip Hop diManaus - 2016



Hip Hop diManaus” nasce de sua essência como um Festival que contemplará o fazer artístico dos quatro elementos fundamentais da Cultura Hip Hop em três linguagens: a Música, a Dança e a expressão do Graffiti – representados pelos pilares do Hip Hop: DJ, MC, B.Boy e o Grafiteiro. Sua programação será composta de artistas de Manaus - convidados à agregar valor às expressões, criando um ambiente artístico e cultural em que estão inseridos como protagonistas de sua própria história. O ponto principal do festival será a realização do “I Mostra competitiva de Rap Individual de Manaus” que irá compor a coletânea em CD “Rap diManaus” – gravada ao vivo na etapa final do Concurso. Ainda trará mostras não competitivas de suas principais expressões: música Rap com DJs convidados e produtores; danças B. Boying, Popper e Locker, assim como o elemento Grafitti. Hip Hop é certamente uma cultura mais importantes nas últimas três décadas - união, cooperação, entre os quatro elementos do Hip Hop - algo raro, nos dias de hoje em qualquer lugar do mundo.




Ideias e Ideais com Nelson Triunfo gravado no Aeroporto de Manaus em 2007.






CABANOS "A Ideia Não Morre"


No passado, a Cabanagem foi uma revolta popular ocorrida na Amazônia, e dela participaram pessoas vindas das camadas mais pobres da sociedade. Tratava-se dos Cabanos – uma extensa multidão de pessoas humildes constituída por negros, índios e mestiços que moravam em cabanas e eram explorados pelas autoridades do governo. Quando todos viviam num estado de absoluta miséria: a revolta dos Cabanos era uma tentativa de modificar aquela situação de injustiça. Os Cabanos lutavam por melhoria de vida, política, social e econômica.

O estudo da revolução Cabanagem foi base para que o grupo musical de rap Cabanos tivesse sua formação em janeiro de 1999 na zona leste de Manaus. O grupo aborda em suas letras, o que a própria revolução propunha aos mais pobres da época, que era moradia, educação, dignidade e respeito, entre outros objetivos. Seus integrantes são precursores da cultura Hip Hop em Manaus e co-fundadores do Movimento Hip Hop Manaus (MHM). O Cabanos desenvolve trabalhos sociais, culturais e artísticos, na periferia manauense, estando presente em eventos importantes e celebrações na cidade, estendendo ideologicamente a outras cidades do Amazonas.

Hoje, o Cabanos é mais que um grupo de rap ou simplesmente da Cultura Hip Hop. Consiste em uma família, com adeptos em toda a cidade de Manaus, - pessoas com afinidades e pensamentos em comum. O show de apresentação do grupo Cabanos é composto sempre de músicas próprias, as letras relatam o cotidiano da periferia, expressam sentimentos individuais e vivências pelos integrantes do grupo. As letras são facilmente assimiladas pelo público por causar uma identificação de fatos e linguagem.

A música foi produzida pelo grupo a partir de pesquisa no Funk e Soul estadunidense da década de 1970, passando pelo rock-progressivo germânico de Amön Dul ao psicodélico escocês Donovan da década de 1960, do brasileiro Sérgio Mendes à musicalidade expressada por artistas amazonenses como: Raízes Caboclas, música “Cantos da Floresta” sampler para “Cara Pálida”, inspirações de artistas manauenses como Chico da Silva, Aldisio Filgueiras, Antonio Pereira, Márcia Siqueira, Grupo A Gente entre outros, e várias etnias indígenas brasileiras. Também é objetivo, empenhar-se pela qualidade artística, buscar fórmulas para que as apresentações públicas tenham uma linguagem contemporânea-regional, contudo, que fuja de ‘estereótipos/clichês amazônicos’. O show do Cabanos contém interferências audiovisuais produzidas pelo videomaker Marcos Tubarão, dança contemporânea por Odacy de Oliveira, artes visuais por Turenko Beça, grafiteiro Arab, cantora Márcia Siqueira, entre outros artistas convidados/colaboradores.

Todos devem clamar pela paz e estar certo de que a vida tem um significado amplo, e nessa simplicidade de pensamento, o Cabanos faz uso da palavra como uma arma contra a baixa estima, onde sua voz defende o ribeirinho, o pobre favelado, pessoas que moram nos alagados, palafitas e invasões. Pessoas que apesar de morarem ao entorno no maior rio do mundo, nem sempre tem água para suas necessidades.

O trabalho deu-se também pela necessidade em mostrar a importância em valorizar o aprendizado familiar – apresentando-o como base estrutural, promover a produção local e propiciar que as pessoas tenham orgulho em ser amazonense, caboclo, do Norte, brasileiro. As letras das músicas despertam pessoas a buscarem conhecimento, principalmente, na política, ciência, história, espiritualidade, seus direitos como cidadãos e direcioná-las para refletirem sobre o bem que podem fazer da vida.

O título mostra o flertar com a arte/história, fatos verídicos do cotidiano, mostrando a intenção de contribuir com a melhoria da sociedade. Apesar do trabalho com a música ter começado há mais de 20 anos, apenas em 2004 o grupo começou a gravar seu primeiro disco intitulado “A Idéia Não Morre” – o que levou quatro anos de produção e gravações. “A Idéia Não Morre” foi realizado com próprios recursos, ajuda dos amigos Elso Correa e Márcia Siqueira proprietários da Baruk Som, Iluminação e Estúdio. O CD é uma produção independente, contém 12 faixas e uma de faixa-bônus “Todo Homem tem seu Preço”. Pode-se dizer que é um trabalho sem validade, visto que algumas de suas letras de compostas há quase 10 anos, continuam atuais. “A Idéia Não Morre” não é uma proposta ficcional, são experiências vividas pelos integrantes do grupo e pessoas próximas, situações do dia-a-dia foram musicadas. O CD “A Idéia Não Morre” é uma produção autoral do de rap grupo Cabanos e foi lançado no evento multimídia de artes integradas “Na Batida do Rap”, no Aomirante Espaço Cultural.

Cabanos lançou em novembro de 2011 o seu primeiro DVD, intitulado por “A Idéia Não Morre” – mesmo título do primeiro CD e escrito “Idéia” de forma acentuada, fazendo valer o título/trabalho com origem antes das atualizações ortográficas na Língua Portuguesa.   
O DVD trás participações especiais da cantora Márcia Siqueira na música “Pensamentos Malditos”, do intérprete-criador em dança contemporânea Odacy de Oliveira em “Cara Pálida”, do escritor de Grafitti Arab na música “Como um louco”, do dançarino de B.Boying, Popper e Locker Mestre Gato em “Na onça” e entreatos participativos do Beatboxer Bruno Crazy, stencil/cenografia de Turenko Beça e Marcos Tubarão. O projeto para gravação do DVD teve apoio da Baruk Sonorização, Gravação e Entretenimento, do projeto PAIC 2009/ManausCult/PMM e do Microprojetos da Amazônia 2010/Funarte/Ministério da Cultura.

“Uma história que começou há 27 anos, onde vivemos o Hip Hop intensamente, promovendo-o a uma cultura de origem estadunidense em uma eficaz linguagem com a periferia da cidade de Manaus; e baseado nos objetivos que foram atingidos, pode dizer que conceitualmente, superamos os lugares de onde originou a cultura Hip Hop”.

Marcos Tubarão
(Co-fundador do Movimento Hip Hop em Manaus, pesquisador, produtor musical, audiovisual, artístico e cultural).

  
Formação:
























Marcos Tubarão > DJ, produtor musical, artístico e audiovisual  










Nego Elio > Compositor e vocalista 

                                                                  








Nego Juca > Compositor e vocalista







                  

                        S Preto > Compositor e vocalista


DVD "A Ideia Não Morre"









O DVD

 01. Abertura "A História da Cabanagem"

02. Como um Louco

03. A Idéia Não Morre 


04. Bem-vindo ao Mundo da Periferia


5. Pensamentos Malditos ( Márcia Siqueira)

06. Beat Box - Bruno Crazy


07. Na Onça


08. Interlude Plus Cara Pálida



09. Revolta dos cabanos



10. O Sistema quer isso



11. Extra Projeto Pé Rachado











Nenhum comentário:

Postar um comentário